domingo, 27 de maio de 2007

Turista japonês

Por um monte de motivos que não vêm ao caso não vou a shows há muito tempo. Ontem resolvi quebrar esse jejum de anos. Era a própria marciana na história!
Desatualizada que estava, antes de entrar, lembrei-me que devia desligar o celular. Certo que é um show de rock, mas mesmo assim. Sou da época que antes de começar o show, os alto-falantes pediam "por favor, desliguem seus celulares durante o espetáculo. Não é permitido o uso de máquinas fotográficas".
Nossa gente, que mudança mais chocante.
Mal começou o show, luzes apagadas, e vejo um monte de telinhas luminosas piscando na pista. Sim, o advento do celular com câmara. Pior que um enxame de vagalumes.
Sempre que viajo fico olhando os turistas japoneses que filmam tudo e não olham nada. Sempre fiquei pensando que eles só fazem a viagem mesmo quando chegam em casa e enchem todos os amigos e familiares com seus fantásticos vídeos da viagem e mais trocentas fotos.
Entre eles e o mundo há sempre uma câmara. Genial! Que idéia mais estapafúrdia do que é viajar. A vida é registrada e não vivida.
Como turistas japoneses, entre as pessoas e o show, um celular luminoso, captando aquilo que vai virar um daqueles vídeos toscos no youtube e/ou incomodar todos os colegas de trabalho, na segunda, com as fotos de um show que nem foi assistido!
Gastaram R$ 80 para registrarem que estavam lá ou para estarem lá?
Um mundo que mais importante que se divertir e provar que se divertiu.
Acho que não vou entender mesmo


Nenhum comentário: